O 'x' da questão.

Quando estamos nos alfabetizando, umas das letras mais curiosas para se aprender o fonema que representa é a letra x. Na nossa língua o x pode representar quatro fonemas diferentes, a depender da palavra. Com a prática e algumas dicas nós aprendemos a distingui esses sons só de lê-los. Mas  para quem está em processo de aprendizagem da escrita ou seja estudante de estrangeiro de língua portuguesa podem observar algumas dicas de como descobrir quando o x tem som de 'ch', 'ks', 's' ou 'z'.



No geral, não há uma regra "100%" segura da pronúncia correta de cada palavra com x, porque há muita exceções. Mas é possível nos atentarmos a alguns padrões. Vamos a eles?!



Som de 'ch'.



Sempre que a palavra começa com x:  xícara, xácara, xadrez, xereta etc.



Palavras de origem africana, indígena, inglesa aportuguesadas: axé, maxixe, xerife,xampu etc.



Quando a palavra começa por en: enxada, enxaqueca, enxabido, enxágue, enxofre, enxoval, etc.



Atenção: se a palavra que começa com 'en' for derivada de palavras que começam com 'ch', deve ser escrita respeitando a derivação. Encher de cheio, enchapelar de chapéu, enchacotar de chacota.



Com as palavras bauxita, bexiga, faxina e muitas outras.



Quando a palavra começa com a sílaba 'me': México, mexilhão, mexer, mexerico etc.



Depois de ditongos decrescente de palavras que não começam com vogal: deixa, feixe, peixe, gueixa, queixo, faixa, caixa,  etc.



Exceção:  o verbo trazer na forma  no pretérito perfeito indicativo, do pretérito-mais-que-perfeito do indicativo, do pretérito perfeito do subjuntivo e do futuro do subjuntivo, o 'x' tem som de 's':



Ele/a trouxe, tu trouxeste etc;

Se eu trouxera, se tu trouxeras etc;

Se tu trouxesses, se ele trouxesse etc;

 se eu trouxer, se tu trouxeres etc.



Som de 'ks': Quando o x fica entre duas vogais: fixo, nexo, táxi, fluxo, flexão, conexão, tóxico, áxila, oxigênio etc.



Exceção: lixo, lixa, puxa, luxo. luxúria, lixamento, etc.





Quando o 'x' está entre uma vogal e uma consoante: experiência, expectador, extrair, excomungar, extração, exclusivo etc. Geralmente se escrevem com 'x' porque são consideradas palavras eruditas, ou seja, que vêm diretamente do latim e não sofreram modificações ortográficas.



Com a palavra 'auxílio' e 'próximo' e suas derivadas.

Com a palavra 'máximo',



Atenção: Os dicionários consideram que a palavra 'máximo' tem dupla pronúncia: "mássimo" ou "máksimo" e suas derivadas também como maximizar, maximação etc.



Quando a palavra começa com a vogal 'e' seguido de x e depois outra vogal, o 'x' tem som de 'z'. Suas derivadas seguem o mesmo padrão.



Exame, exato, exótico, êxodo, exonerar, exaustão, exorável, exalar,  etc



Como vocês podem ver, o 'x' é um grafema coringa que serve para representar vários fonemas da língua portuguesa. Infelizmente não existem regras perfeitas para saber com exatidão como se deve pronunciar todas as palavras, o que existe são padrões que servem para nos guiar. Geralmente a dúvida ocorre mais nas palavras cujo a sílaba com 'x' está no meio ou no fim delas, que pode representar os sons de 'ch', 'ks' ou 's'. Neste caso, se a palavra for desconhecida, o ideal mesmo é procurar um bom dicionário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Derivação prefixal de acordo com a Reforma Ortográfica já em vigor.

O trema caiu. E agora?